sexta-feira, 1 de maio de 2020

Minas do Leão cria fundo para combater coronavírus a partir da redução de salários

Formato inédito no estado reunirá recursos para ações de saúde e assistência social

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores o projeto da Prefeitura de Minas do Leão que cria um fundo municipal para custear ações de combate à Covid-19. Com isso, parte dos salários do Executivo será doada para investimento exclusivamente nas áreas de saúde e assistência social ligadas à pandemia.

A proposta, que tem formato inédito no Estado, já foi sancionada pelo prefeito Miguel Almeida, e sugere que o gestor municipal, vice-prefeito, secretários e detentores de cargos em comissão e funções gratificadas doem parcela de seus vencimentos ao fundo. A Secretaria de Finanças verificará o percentual de queda da arrecadação municipal, dado que será a base para as doações.

"Não podemos obrigar ninguém a doar, nem baixar salários. Por isso, criamos uma forma de unificação percentual, a partir da qual todos podem fazer o depósito diretamente para o fundo. Se a arrecadação cair 10% de um mês para o outro, por exemplo, vamos sugerir um repasse de 10% do salário. Mas, claro, todos são livres para doar mais do que isso", afirma o prefeito. "Nesse momento em que todos estamos perdendo, trabalhadores e empresários, o setor público também tem de dar sua cota de sacrifício", ressalta Miguel.

O fundo também será composto de doações de outros poderes, organizações da sociedade civil, empresas e moradores do município. Nos primeiros dias, já recebeu R$ 18,6 mil do Judiciário e R$ 10 mil da Câmara de Vereadores. Os recursos serão utilizados em iniciativas como a compra de alimentos e produtos de higiene para as famílias em vulnerabilidade social, além da aquisição de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. A Prefeitura fará uma prestação de contas mensal sobre os valores arrecadados e em quais ações foram empregados.

ServiçoAs doações podem ser feitas na seguinte conta:
Banco: Banrisul
Agência: 0786
Conta corrente: 04.009629.0-5.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Minas do Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário