quarta-feira, 4 de dezembro de 2019


04/12/2019 - Dia de Santa Bárbara

VOCÊ SABE PORQUE SANTA BÁRBARA É CONSIDERADA A PADROEIRA DOS MINEIROS?

Por Leila Ataya*

Que santa Bárbara é considerada padroeira dos mineiros e seu dia é comemorado em quatro de dezembro muitos sabem. Mas é somente em nossa cidade? E por que ela foi escolhida para ser padroeira dos mineiros? 

   Para compreendermos melhor essa história temos que voltar ao final do século III da era cristã, na cidade chamada Nicomédia, atual Izmit na Turquia, onde nascia uma linda jovem chamada Bárbara, filha única de um rico e nobre membro do império Romano chamado Dióscoro, por ciúmes ou para proteger a filha a mantinha presa em uma torre, onde recebia apenas os ensinamentos de tutores escolhidos pelo pai. Mas para cumprir acordos entre reinos, a moça deveria se casar, então seu pai apresentou diversos pretendentes para a filha, mas para decepção de todos, ela não queria se casar e não aceitava nenhum dos rapazes, pois acreditava que o amor teria que ser verdadeiro e não por puro interesse em suas riquezas e bens. Diante da relutância da filha Dióscoro a levou para conhecer a cidade e outros pretendentes e foi dessa forma que Bárbara conheceu o Cristianismo e se apaixonou pela história de Jesus Cristo, passando assim a renegar a religião pagã de seu pai que acreditava em vários deuses.

      Dióscoro ficou furioso com a fé cristã da filha e em um momento de raiva a denunciou as autoridades da cidade, Bárbara foi chamada e torturada em praça pública para renegar a fé cristã o que não aconteceu, então ela foi amarrada, arrastada, queimada com tochas e seus seios cortados, conduzida para fora da cidade, onde com uma espada foi decapitada por seu próprio pai, pois seria essa a tradição da família, morrer pela espada. 

      No exato momento da morte de Santa Bárbara o céu escureceu e após uma grande trovoada um raio fulminou seu pai. Por esse motivo Santa Bárbara recebeu o titulo de protetora contra raios, trovoadas, fogo, explosões e perigos iminentes o que também foi o motivo de ser dado a ela o título de protetora dos mineiros, por esses terem que enfrentar em seu ofício grandes perigos e assim como sua padroeira necessitarem de muita coragem. 

   Seu culto se espalhou rapidamente pelo oriente e pelo ocidente se tornando popular em Portugal e no Brasil e também sincretizada como a Orixá Iansã nas religiões Afro-brasileiras.


                                        Bom final de semana a todos!




*Colunista do Jornal Visão a historiadora Leila Ataya (foto), também é professora, artista plástica e empresária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário