quarta-feira, 27 de julho de 2016

CHARQUEADAS

SUSEPE SE MANIFESTA SOBRE INTERDIÇÃO DA PEC

Susepe busca medidas para resolver superlotação prisional histórica

Em relação à interdição na Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) esclarece que:

1 - A decisão judicial será acatada. Para tanto, a Susepe vem adotando medidas para solucionar os problemas históricos e permanentes de superlotação na PEC.
2 - No momento não temos vagas disponíveis. Uma das razões da lotação é o aumento significativo de mandados de prisões desde 2015.
3 - O governo do Estado acelera a abertura de novas vagas na Região Metropolitana.
4 - Vamos remanejar apenados conforme forem surgindo vagas nos estabelecimento prisionais, haja visto que a superlotação se agrava em função das interdições de casas prisionais da Região Metropolitana.
5 - São três casas que já atingiram o teto máximo de lotação e duas penitenciárias interditadas por problemas estruturais.
6 - Em um primeiro momento, a Engenharia Prisional da Susepe busca alternativas para o tratamento de esgoto a fim de reduzir problemas apontados na interdição.
7 - A Susepe esclarece ainda que não há falta de alimentos no estabelecimento prisional e todas as refeições são servidas regularmente.

  Entenda o caso:

  A Justiça determinou na terça-feira (26), a interdição total da Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC).  Com isso, fica proibida a entrada de novos presos na cadeia. A decisão é da juíza Sonáli da Cruz Zluhan, da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre.

Desde 2012, a penitenciária está interditada. Entretanto, era permitida a entrada de um novo preso, com a saída de outro; desde que o limite máximo de apenados fosse respeitado.

(Foto: Sonáli da Cruz Zluhan/Divulgação

 
Em alguma celas, presos precisam dormir no chão (Foto: Tribunal de Justiça/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário