segunda-feira, 25 de junho de 2018

 Denúncia - Masterzinc

  APÓS FALÊNCIA EMPRESA É ABANDONADA, SAQUEADA E OFERECE POTENCIAL RISCO AMBIENTAL E À SAÚDE PÚBLICA



Um verdadeiro cenário de pós-guerra. Assim é a impressão que se tem ao chegar na falida e abandonada empresa de galvanização situada no distrito industrial de Charqueadas. A empresa, ou o que restou dela, está com os bens bloqueados pela justiça, foi fechada em 2016 e sofre dezenas de processos trabalhistas que seguem sem a totalidade dos pagamentos dos direitos dos trabalhadores. 

Os pavilhões da Masterzinc estão em precário estado de conservação, correndo o risco, inclusive de desabar. Quase tudo foi roubado, pelo menos o que puderam levar: portas, cadeiras, painéis, placas, equipamentos e objetos de metal, inclusive uma centrífuga de galvanizar parafusos avaliada em R$ 200 mil sumiu do local. Equipamentos de grande porte estão sendo cortados e seus componentes sendo levados. As salas onde eram os escritórios estão reviradas e documentos importantes dos funcionários jogados ao chão. O prejuízo é avaliado em milhares de reais.

ROUBO DE ENERGIA ELÉTRICA

Foi constatado também, durante a vistoria feita pelo Jornal Visão e a comitiva presente, uma ligação elétrica clandestina no medidor da empresa, o famoso gato, técnica ilegal pela qual é furtada energia de outro estabelecimento ou diretamente da rede de abastecimento. O cheiro de queimado é forte e há cabos e fios pendurados por toda parte. Há risco de choque e incêndio.
A visita ao local foi realizada por um grupo de ex-colaboradores da empresa, pelo Sindimetal, através de seu Presidente Jorge Luiz Silveira Carvalho (Luisão) e lideranças, e pela vereadora Patrícia Ferreira, como Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara dos Vereadores.
A empresa, que no auge da sua produção chegou a empregar 200 trabalhadores, teve suas portas fechadas em meados de 2016 quando contava com 50 colaboradores. 

MEIO AMBIENTE

Segundo ex-colaboradores da empresa, com a chuva os tanques repletos de produtos químicos poluidores estão transbordando, estes produtos são jogados diretamente no solo afetando o meio ambiente e a saúde pública, tornando-se caso de crime ambiental gravíssimo.

DENÚNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Após a verificação do estado de abandono da empresa e iminente risco à saúde pública do município, a vereadora Patrícia Ferreira e os ex-funcionários foram à Promotoria de Justiça de Charqueadas onde encaminharam denúncia ao Promotor de Justiça Rodolfo Grezzana informando sobre a situação ambiental da empresa Masterzinc.  

  Texto e fotos: Ubajara Ornelas






                                     

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário