sexta-feira, 17 de agosto de 2018


Investimento - Butiá



Empresa de Pellets com investimentos de R$ 6 milhões é inaugurada em Butiá.

A tarde desta quinta-feira (16) ficou marcada pela inauguração da empresa “Butiá Wood Pellets”, a primeira indústria de pellets da Região Carbonífera. O novo empreendimento é fruto da parceria entre os empresários André Luz, Claudionei Piacini e Paulo Packer. Ao todo, foram investidos R$ 6 milhões na indústria, que conta com dois pavilhões e escritório, em uma área de 1,6 mil metros quadrados.

O pellets é um combustível granulado fabricado a partir de diversos tipos de biomassa renováveis. A matéria-prima para produção virá do eucalipto, proveniente de florestas cultivadas em Butiá e na Região Centro-Sul do Estado. Além disso, a empresa também irá absorver resíduos de madeireiras gaúchas que estão em atividade.

De acordo com o empresário André Luz, a Butiá Wood Pellets tem capacidade inicial de produzir 16 mil toneladas anual, porém, em 2019 a produção deve dobrar atingindo 32 mil toneladas por ano. Além disso, toda a matéria produzida em Butiá já está com vendas garantidas para o mercado interno e externo.

Durante o ato de inauguração, o prefeito de Butiá, Daniel Almeida ressaltou que a
instalação da indústria é um divisor de águas para o município. “Quero agradecer a todas as pessoas que fizeram esse sonho torna-se realidade. É geração de emprego. É valor agregado. Isso faz Butiá entrar em nova realidade e saímos daqui felizes com o início das operações”, destacou Almeida.

O empresário André Luz relembrou as dificuldades enfrentadas inicialmente, mas afirmou que a realização deste sonho irá trazer desenvolvimento para o munícipio. “Com a nossa chegada, tenho certeza que novas empresas irão demonstrar interesse de se fixar em Butiá. Muitos não acreditaram nesse modelo de negócio, mas depois de muito trabalho aqui está o resultado”, afirmou emocionado.

Na oportunidade, secretários municipais, vereadores e demais autoridades puderam
acompanhar o ato simbólico de ativação das máquinas e ver de perto todo o processo
de produção do material.

O pellets

A produção de pellets de madeira tornou-se comercialmente viável desde a década de
90 e tem crescido constantemente ao longo dos últimos anos. Um dos fatores do aumento no consumo foi à política de alguns países pelo uso de energia renovável como a biomassa e pellets para combater o aquecimento global e para uma segurança energética.

Conforme dados do Relatório Anual de Biocombustíveis publicado pela União Europeia, o mercado europeu é o maior consumidor de pellets. Para 2020, existe uma previsão da necessidade de 80 milhões de toneladas para suprir as demandas de países europeus. Os dados são animadores, principalmente, para novas indústrias que estão entrando na produção, como por exemplo, a empresa que terá sua sede em Butiá.

A estimativa para que seja possível atingir a meta, a União Européia deve importar de
25-40 milhões de toneladas. Neste contexto o Brasil pode se inserir neste novo mercado de produção de pellets e de exportação de biomassa para atender a demanda elevada no exterior.

Fotos: Vinícius Domingues e Juliano Ptohasski / Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Butiá

Nenhum comentário:

Postar um comentário