domingo, 14 de abril de 2019

SAÚDE

Você sabia que em Abril temos algumas datas importantes para a Fonoaudiologia?

     O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome. Os transtornos do espectro autista (TEA), como o próprio nome sinaliza, englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum: Maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal e/ ou não verbal; Na interação social; Comportamentos caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses. A avalição com equipe multidisciplinar é fundamental para o processo terapêutico do paciente.

     Em 16 de abril, é o dia de dar atenção a nossa voz. Esse dia serve para lembrarmos dos cuidados com a nossa voz, como podemos prevenir problemas vocais e identificar alterações. Afinal, é ela, a VOZ, que usamos para transmitir nossos pensamentos, sentimentos e muitas vezes é nosso instrumento de trabalho. Você já pensou como sua
voz é importante? Sua voz é a sua identidade!

    Preste atenção: rouquidão por mais de duas semanas, cansaço ao falar, pigarro e falhas na voz podem ser sinais de alterações vocais. Nesse caso, realize uma avaliação com médico otorrinolaringologista e com fonoaudiólogo.

  E no dia 24 de abril, celebramos o Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, que foi criado para promover o evento mundial de conscientização, com diversas atividades e entre elas, 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ruído já é o segundo maior agente de poluição do mundo, atrás da poluição do ar; sendo que há algum tempo atrás ocupava a terceira colocação. Os efeitos do ruído em nossa saúde podem ser vistos de imediato quando nos sentimos incomodados e estressados, ou ainda podem aparecer posteriormente em forma de estresse, problemas cardíacos e perda auditiva.

   
       O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário