quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018



CHARQUEADAS

Exposição retrata os 100 anos da conquista do voto feminino

 De 19 a 23 de fevereiro acontece no Saguão da Prefeitura Municipal de Charqueadas uma Exposição alusiva aos 100 Anos da Conquista do Voto Feminino com as temáticas "O Movimento Sufragista" (06 de fevereiro - 100 anos) e "O Sufragismo no Brasil" (24 de fevereiro - 86 anos).
Há 100 anos, o direito ao voto foi conquistado pelas mulheres no Reino Unido após o  movimento social liderado pelas sufragistas. Com o lema "Ações e não Palavras", a reivindicação destas mulheres pela reforma eleitoral quebrou tabus.

Já no Brasil, o dia 24 de fevereiro foi um marco na história política. No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. Nesse dia, comemoramos 86 anos da conquista do voto feminino no Brasil.

A Coordenadora Municipal da Mulher, Dionara Peres dos Santos ressalta que a Exposição organizada pela Coordenadoria da Mulher, tem por objetivo de, além de levar ao conhecimento da população sobre essa importante conquista das mulheres, conscientizar e proporcionar uma reflexão do quanto centenas de mulheres sofreram e lutaram no passado para que hoje tivéssemos o direito de voto. O direito da luta pela ideia que existe outro jeito de viver esta vida: uma vida mais justa, igualitária e melhor para todos!

Hoje as mulheres são a maioria na população brasileira e devido a atual conjuntura política, carregam a grande responsabilidade de decidir nas urnas o futuro de nossa nação.

  Escrito por CPD Informática   

Nenhum comentário:

Postar um comentário