quinta-feira, 29 de agosto de 2019

IBGE REALIZARÁ PESQUISA DE SAÚDE EM CHARQUEADAS

O IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, vai promover junto à população a Pesquisa Nacional de Saúde – PNS, que tem como objetivo levantar dados sobre a situação de saúde e os estilos de vida da população brasileira. Além disso, a PNS vai buscar conhecer como o cidadão cuida de sua saúde, no que se refere ao acesso e uso dos serviços de saúde, à continuidade dos cuidados e ao financiamentos da assistência de saúde.

A PNS é uma pesquisa domiciliar de abrangência nacional, com periodicidade de cinco em cinco anos e que visitará, em 2019, um total de 108 mil domicílios. Serão aplicados três questionários: 
• Questionário domiciliar: levantará informações do domicílio, visitas domiciliares de Equipe de Saúde da Família e Agentes de Endemias; 
• Questionário para todos os moradores: poderá ser respondido por um dos moradores, apesar de trazer perguntas sobre todos que residem no domicílio;
• Questionário para morador selecionado: em cada domicílio da amostra será selecionado um morador, de 18 anos ou mais de idade, para responder um questionário específico que só poderá ser respondido por ele próprio.

Em uma subamostra de aproximadamente 8 mil domicílios, o morador selecionado também terá seu peso e altura medidos. A coleta de dados começa em agosto de 2019! Sua participação é fundamental para que todos conheçam o retrato da saúde da população do País."

Acrescentamos que se trata de uma pesquisa por amostragem, então apenas alguns domicílios do município serão visitados pelos entrevistadores. Além disso, informamos que a coleta no município de Charqueadas será iniciada nos próximos dias e poderá se estender até dezembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário