quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

SAÚDE
Charqueadas na prevenção da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya
 
A Administração Municipal através do Serviço de Vigilância em Saúde intensifica as ações de prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya.
A equipe do Serviço de Vigilância em Saúde, órgão ligado a Secretaria Municipal da Saúde, esclarece que os cuidados com os possíveis focos devem ser contínuos uma vez que, há presença do vetor na região metropolitana. Para tanto solicitamos que todos estejam atentos e evitem acúmulo de água. O controle da doença depende de ações integradas de governo e, principalmente, da mobilização da sociedade civil.
Apesar de Charqueadas não ter registrado a presença do mosquito Aedes aegypti, a equipe realiza o monitoramento permanente das espécies de mosquitos, por meio de pontos de coleta distribuídos por todos os bairros da cidade. Além do monitoramento de rotina também são realizadas visitas domiciliares pelos agentes de Vigilância em Saúde.
A visita domiciliar é uma das atividades de rotina para as ações de prevenção ao mosquito da dengue, conforme preconizado pelo Ministério da saúde. Nessa ação, o objetivo é verificar a presença de criadouros e orientar os moradores sobre os cuidados que devem ser adotados para a prevenção da dengue, abordando a importância da eliminação de depósitos, a adoção de medidas preventivas, a identificação de foco e tratamento (químico, mecânico etc.), quando necessário. Em caso de dúvida o morador poderá ligar para o telefone 3958 8469 – Serviço de Vigilância em Saúde, para confirmar a identidade do agente.
A prevenção à dengue exige um esforço coletivo. Somente com a efetiva participação da população assumindo a sua parcela de responsabilidade, e mudando atitudes e práticas que possibilitam a manutenção de criadouros do mosquito no seu ambiente, evitaremos estas graves doenças em nosso município.
Ascom/CH

Nenhum comentário:

Postar um comentário