terça-feira, 21 de abril de 2020

Confira as ações do governo do RS no combate ao coronavírus em 20 de abril

O governo do Estado segue trabalhando em ações para combater a pandemia do coronavírus. Confira as medidas anunciadas nesta segunda-feira (20/4).
Estado chama 20 médicos para reforço na central de regulação
O governo do Estado chamou 20 médicos para trabalhar no reforço ao enfrentamento da epidemia da Covid-19 no Complexo Regulador Estadual da Secretaria da Saúde (SES). O edital de chamamento foi publicado no dia 16 de abril. Os selecionados começam a trabalhar logo que forem entregues os documentos e exames de aptidão. Existe a possibilidade de que profissionais declarados aptos iniciem as atividades ainda nesta semana.
Distanciamento social evitará cerca de 300 mortes no RS até fim de abril, aponta estudo
Desde o começo da implantação das medidas de ação contra a propagação do coronavírus, o governo do Estado tem tomado decisões com base em evidências científicas e análise de dados. Uma dessas projeções foi apresentada nesta segunda-feira (20/4) pelo governador Eduardo Leite durante transmissão ao vivo pela internet. Estima-se que, caso o Estado não tivesse adotado medidas de distanciamento social, o número de óbitos por Covid-19 chegaria a 354 no dia 30 de abril. Com a adoção do isolamento social, esse número cai para 62 óbitos, preservando-se 292 vidas.
O estudo, realizado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, com participação de equipe técnica da Secretaria da Saúde e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), tem como objetivo realizar projeções para a necessidade de leitos clínicos e de UTI e para a quantidade de óbitos que devem ocorrer durante a pandemia.
Secretaria de Administração Penitenciária anuncia plano de contingência para o sistema prisional
O Plano de Contingência para o Sistema Prisional, aprovado pelo governador Eduardo Leite e validado pelo grupo interinstitucional formado por todos os integrantes do Sistema de Justiça, foi detalhado pelo secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, nesta segunda-feira (20/4), em transmissão realizada ao vivo pelo Instagram. O plano esmiúça todas as providências tomadas desde o início da pandemia para reduzir seu impacto sobre a população carcerária e o efetivo da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
A estratégia é dividida em medidas voltadas especificamente para a Região Metropolitana, o Vale do Sinos e o Litoral Norte e outras dirigidas às demais regiões do Estado. Também contempla cuidados com os presos que entram no sistema penitenciário e com aqueles que já fazem parte da massa carcerária. Até o momento, nenhum preso testou positivo para Covid-19 dentro dos presídios gaúchos. Clique aqui para ler o plano de contingência.
Farmácia do Estado reorganiza atendimento para evitar risco de contágio por coronavírus
A Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado está preparada para receber os usuários de forma a evitar aglomerações. Quem utiliza remédios de uso contínuo precisa, em algum momento, sair de casa para buscá-los. Por isso, medidas foram tomadas pela Secretaria da Saúde (SES) para evitar o contágio do novo coronavírus nas dependências da Farmácia do Estado.
Texto e edição: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário