terça-feira, 28 de abril de 2020

São Jerônimo

MUNICÍPIO DECRETA USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS

O Governo Municipal de São Jerônimo decretou nesta terça, 28, o uso obrigatório de máscara facial de tecido ou TNT por toda a população do município, durante o deslocamento de pessoas em qualquer situação, em ambiente público ou locais privados de circulação pública e para o atendimento em estabelecimentos com funcionamento autorizado, nos meios de transporte público ou privado de passageiros e no desempenho de atividades laborais em ambientes compartilhados, nos setores público e privado.
Os estabelecimentos com funcionamento autorizado não poderão permitir o ingresso ou a permanência de clientes, consumidores ou frequentadores sem máscaras, podendo fornecer-lhes as máscaras para uso no estabelecimento.

MÁSCARA
a) A máscara deverá ser usada de maneira correta, devendo ser trocada sempre que apresentar sujidades ou umidade; ou conforme especificação técnica;
b) A máscara de tecido deverá ser higienizada (lavada e passada) a cada uso;
c) A máscara de TNT deverá ser desprezada após o uso;
d) Antes de colocar, manusear ou retirar a máscara deve ser realizada a higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.
e) A máscara não deve ser tocada sem a devida higienização

INFRAÇÃO
A pessoa física que não usar máscara está sujeita ao pagamento de multa no valor de R$ 100,00 (cem reais). A empresa que deixar de executar, dificultar ou opor-se à execução de medidas que visem à proteção e manutenção da saúde, da higiene e da vida humana, a multa será de R$ 3.000,00 (três mil reais). Os valores das multas serão aplicados em dobro, no caso de reincidência.
A aplicação da penalidade terá vigência a partir de 01.05.2020, sendo que até esta data deverá ser feita a orientação do uso pela Fiscalização Municipal e Secretaria Municipal de Saúde.

SINTOMAS EM CASOS MENOS GRAVES:
- Febre e dificuldade para respirar

SINTOMAS EM CASOS MAIS GRAVES:
- Síndrome respiratória aguda grave
- Insuficiência renal

PROPAGAÇÃO DO VÍRUS
- Pelo ar, através de tosses e espirros.
- Gotículas de saliva e catarro
- Contato pessoal
- Contato com objetos e superfícies contaminadas

PREVENÇÃO:
- Limpar objetos e superfícies tocados frequentemente com água e sabão, álcool 70%, álcool em gel.
- Evitar tocar nariz, olhos e boca.
- Manter distância (1m) de pessoas doentes
- Lavar as mãos
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário