quarta-feira, 15 de abril de 2020

Papagaio deixa penitenciária do Paraná e segue para a PASC, no RS

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Susepe comandaram, na manhã desta quarta-feira (15), o retorno do preso Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, do Paraná para o Rio Grande do Sul. 

Cerca de três meses depois de ir para o regime semiaberto, Papagaio não se apresentou no Patronato Lima Drummond, em Porto Alegre, no dia 8 de dezembro de 2017.  À época, ele tinha autorização judicial para trabalho externo e saída temporária.

No Paraná, ele cumpria pena desde 2018. O preso chegou no fim da manhã em aeronave do Batalhão de Aviação da Brigada Militar.  

O retorno ao Estado atende à determinação do juiz Sidnei Brzuska, da 2ª Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, expedida em dia 31 de março.

“Esta operação foi possível graças à articulação entre Seapen, Casa Militar do Governo, Secretaria da Segurança Pública do RS e Brigada Militar com a Secretaria de Administração Penitenciária do Paraná, que autorizou a permanência de Papagaio naquele Estado, até o momento de seu retorno ao Estado”, explicou Cesar Faccioli, secretário da Seapen.

Sob forte esquema de segurança, ele foi escoltado por 12 agentes penitenciários da Divisão de Segurança e Escolta (DSE) da Susepe. Foram usadas quatro viaturas operacionais, juntamente com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, para conduzi-lo até a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), onde cumprirá seu saldo de pena, em torno de 52 anos, por ataques a bancos e carros fortes.

Papagaio foi considerado, na década de 90, o maior assaltante de banco do Rio Grande do Sul.

                                                                                                                               
Seapen e Susepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário