terça-feira, 3 de janeiro de 2017

CHARQUEADAS

REBELIÃO NA PENITENCIÁRIA MODULADA DEIXA UM MORTO E TRÊS FERIDOS

Uma rebelião na Penitenciária Modulada terminou com um detento morto, outros dois feridos e um soldado da Brigada Militar socorrido para atendimento médico em um hospital.
 
O motim de apenados ocorreu na tarde desta terça-feira (3), por volta das 15h. A Brigada Militar confirmou que a confusão tem relação com a guerra entre facções que disputam o controle da “distribuição de regalias” na penitenciária.

Gurra entre facções

Detentos de uma galeria dominada por uma facção tentaram invadir outra área, onde ficam presos que são ligados a um grupo rival. Apenados do Módulo 4 começaram a cavar um buraco para acessar a ala rival e, quando um policial militar ordenou que eles parassem, os homens continuaram.
Os presos, além de desrespeitarem a autoridade policial, fizeram uma fogueira para impedir a visualização da ação e começaram a atirar pedras e usar armas artesanais contra um policial que fazia a guarda do local. O policial militar reagiu com munição não letal, mas não foi o suficiente para conter o grupo.
O soldado, então, precisou efetuar disparos de arma de fogo para controlar a rebelião. Um tiro atingiu um detento, que acabou morrendo na hora. Também durante a confusão, colchões foram queimados e o muro que divide as duas galerias rivais foi derrubado. A guarda externa da penitenciária também efetuou tiros para evitar fugas.

Feridos não correm risco de morte

A Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) confirmou a rebelião e informou que a situação já está controlada. O detento morto foi identificado como Dionatan Nascimento Marques. Os dois apenados feridos foram identificados como Paulo Roberto Isibralde e Edemar Weiss. As idades dos envolvidos na confusão não foram divulgadas.
O soldado ferido, Willian da Costa Bruno, sofreu lesões na cabeça e ombro. Ele recebeu atendimento médico no Hospital de Charqueadas e já foi liberado. Já os outros dois presos feridos não sofrem risco risco de morte, um deles foi atingido por um tiro na perna e, o outro, por uma munição não letal no braço.

Penitenciária superlotada

A Penitenciária Modulada de Charqueadas fica localizada no quilômetro 16 da ERS-401. Conforme dados da Susepe, a casa prisional abriga 1301 presos, em um espaço projetado para 976.
 
Fonte: PLANTÃO RS 
Penitenciária Modulada de Charqueadas. Foto: Mayara Andressa Bonn

Nenhum comentário:

Postar um comentário