segunda-feira, 23 de janeiro de 2017


CHARQUEADAS
 
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES CELEBRA 60 ANOS DE HISTÓRIA
 
 
Um povo marcado por uma história viva e atuante pelo testemunho da fé na Mãe dos Navegantes. Quando corremos o risco de esquecer quais foram e são as nossas raízes, temos a tendência a caminhar sem nunca fazermos memória daqueles que nos precederam na fé cristã.
 
Este ano, a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes celebra seus 60 anos de história junto ao povo de Charqueadas. Para isso, queremos render graças àquela que nos abençoou e protegeu ao longo de toda esta história, e assim sermos suas testemunhas do amor cristão.
 
Certamente, a história de nossa comunidade passa dos 60 anos, porém, é necessário vermos que antes de nos tornamos paróquia em 1957, éramos pertencentes à Paróquia Santa Bárbara de Arroio dos Ratos, sendo atendida pelos padres que lá residiam. Devido ao crescimento populacional em Charqueadas, foi projetada a construção de uma capela e em 1946 foi abençoada a nova capela dedicada em honra à Nossa Senhora dos Navegantes. Depois de inaugurada a Igreja, iniciaram-se as festas anuais, e em 1947, deu-se, pela primeira vez, a procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes.
 
Com tudo isso e vendo a necessidade de um atendimento religioso ser mais próximo ao povo charqueadense, a Arquidiocese de Porto Alegre, por meio do decreto de Dom Vicente Scherer, decide em 28/01/1957, criar a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, desmembrando-a da paróquia de Arroio dos Ratos, e passando a ter caráter jurídico próprio e tendo um padre residente em Charqueadas. Mas o que difere a comunidade católica de uma paróquia? Ser paróquia confere a uma comunidade católica um caráter jurídico, com autonomia para realizar planos pastorais, sempre ligado à proposta da Arquidiocese. Sendo paróquia, temos em nosso meio a presença de um padre, que administra e zela por ela, tanto nos seus aspectos religiosos, como o cuidado pastoral, celebrações e outras atividades, e também responsável por tudo que a paróquia responde nos aspectos jurídicos. Dentro disso, a paróquia tem a sua Igreja sede ou matriz, que é o ponto de referência dentro da Arquidiocese, e as demais comunidades ajudam a formar o corpo paroquial.
 
Rendemos graças a Deus e Nossa Senhora dos Navegantes por nos permitir sermos testemunhas
do Evangelho de Cristo enraizado nos corações e na vida do povo de Charqueadas. Por isso, esse ano terá um caráter festivo, e queremos iniciar a celebração destes 60 anos, convidando todos para juntos rendermos glórias a nossa Mãe. Assim, nossas festividades iniciam no 24/01 com o início de nossa novena em honra a Navegantes, estendendo-se até o dia 01/02, sempre às 20h na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, com a oportunidade de vermos juntos, o resgate histórico-fotográfico de nossa comunidade. No dia 02/02, convidamos para a missa solene às 10h, onde celebraremos a vida e a história de nossa paróquia. Por tudo, dai graças a Deus.


Foto: Inauguração da Igreja Navegantes- 1946
 
                                                                                                     Seminarista Jeferson A. Lunkes

Nenhum comentário:

Postar um comentário