sexta-feira, 7 de junho de 2019


SAÚDE

Psicóloga
Michele Jacobsen
CRP 07/12.794

Depressão é uma alteração acentuada no humor, que se caracteriza principalmente por uma tristeza profunda, desesperança, falta de ânimo, diminuição na capacidade de concentração, cansaço, entre outros sintomas que podem estar presentes por várias semanas/ meses. Pode ser classificada em leve, moderada ou grave, e atingir adultos, adolescentes, idosos e até crianças.


Nossa trajetória de vida é constituída de momentos bons, de alegrias e conquistas, mas também de situações difíceis, de perdas e conflitos, sendo natural ficarmos tristes quando vivenciamos essas dificuldades. Precisamos de um tempo para nos reorganizar emocionalmente para seguirmos em frente.

Mas quando o indivíduo apresenta um quadro depressivo, não consegue reagir sozinho e buscar
maneiras de sentir-se melhor, voltar a ter satisfação nas atividades que antes lhe proporcionavam bem estar; e a cada dia vai ficando mais abatido e sem energia. Daí a importância da observação e apoio dos mais próximos, que devem auxiliar a pessoa a buscar ajuda especializada.

O tratamento da depressão se dá através de medicamentos e psicoterapia, ambos são complementares, atuando na química cerebral e nas questões emocionais envolvidas. O tempo de tratamento é variável para cada um, mas deve ser encarado com comprometimento e persistência para que a melhora aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário