segunda-feira, 16 de dezembro de 2019


Educação

Ulbra São Jerônimo é destaque nos indicadores do MEC

Curso de Administração mantém sua qualidade de ensino e recebe nota 4 na avaliação

Mais uma vez, a Ulbra São Jerônimo comprova a qualidade da educação oferecida aos acadêmicos e se destaca na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), recebendo nota 4 no curso de Administração, numa escala que vai de 1 a 5. O índice, que leva em consideração diversos itens, compõe o Conceito Preliminar do Curso (CPC).

Para o coordenador do curso de Administração do campus, professor Álvaro Werlang, o resultado é o somatório de fatores que levam em consideração o alinhamento da equipe de trabalho junto aos acadêmicos. Ele salienta que, desde que o curso passou a ser ofertado no campus, sempre obteve excelência na avaliação.
- Entre os anos 1996 e 2006, era considerado um curso top e de excelência, aquele que, no conjunto da totalidade dos requisitos no período, obtivesse até três conceituações entre A e B. 

Nosso curso de Administração, num período de cinco anos, obteve cinco conceitos nessa faixa, sendo três A e dois B, a maior pontuação dos cursos de Administração da Ulbra nacional. A partir de 2006, quando foi instituído o CPC, o conceito por letras passou a ser avaliado em números, numa escala de 1 a 5. Nosso curso manteve a mesma qualidade, sempre ficando entre 4 e 5, que são as duas maiores notas na avaliação do MEC. Isso mostra o excelente trabalho em equipe, levando em consideração que a avaliação engloba tanto discentes, como docentes – explica o coordenador acadêmico.

Para Thiandra Pasini, formanda em Administração da Ulbra São Jerônimo, é gratificante saber que o curso que escolheu para sua graduação recebeu nota 4. Segundo ela, que afirma ter se dedicado ainda mais aos estudos após a realização da prova do Enade, ter este conceito em sua graduação é a certeza de boas oportunidades no mercado de trabalho.

- Depois da prova do Enade, eu foquei muito mais nos estudos, tive a inspiração e motivação que me faltavam para garantir um bom aproveitamento da minha graduação. É muito gratificante saber que meu curso alcançou essa avaliação, porque na hora que chegamos ao mercado de trabalho e apresentamos o certificado de conclusão, essa nota pesa muito e as melhores oportunidades são dadas para quem têm no currículo as melhores avaliações. Estou me sentindo muito orgulhosa por ter feito parte de uma avaliação que é importante para o meu currículo e também dos demais colegas de curso – conclui a acadêmica.
Dentro do grupo de cursos que participaram da avaliação, Direito e Psicologia também obtiveram ótimo desempenho, finalizando o processo com CPC nota 3.
 


ENTENDA A AVALIAÇÃO DO MEC
O Conceito Preliminar do Curso (CPC) é composto por itens que envolvem o desempenho de professores, acadêmicos, coordenadores de curso e estruturas físicas de uma Universidade.

Tem uma das pontuações ligadas ao corpo docente, enquadrando além da titulação de cada profissional, a relação de toda sua produção científica, como artigos, anais resumo, participação em salões e eventos, produções, livros, capítulos, traduções, etc, todos ligados aos últimos três anos.


Outro item importante está ligado à atuação profissional do docente, conjunto à área de formação e a isto, o que ele traz da sua experiência e agrega profissionalmente de modo exemplar na sala de aula.
Professores para obterem pontuação máxima têm que estar atuando há mais de 15 anos na atividade profissional, ligada à sua área de formação, com comprovada expertise e ter, também, um longo tempo de docência para a soma total de pontos.

Os demais itens estão ligados à infraestrutura e ao modelo metodológico de organização do curso - que segue o seu projeto pedagógico -, as ações comprovadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a realização das provas do Enade e questionários, que tanto discentes, quanto docentes, respondem.

O somatório total de todos os índices do CPC gera o Índice Geral de Cursos (IGC), que é o que qualifica as Universidades e cria um ranking de avaliação da qualidade de ensino.

*Carla Miller Trainini – Assessoria de Comunicação Social Ulbra São Jerônimo


Nenhum comentário:

Postar um comentário