Penitenciária de Arroio dos Ratos recebe atividades da campanha 16 dias de ativismo contra a violência doméstica
Equipe organizadora da campanha 16 dias de ativismo contra a violência doméstica na PEAR - Foto: Divulgação Susepe
O Departamento de Tratamento Penal (DTP), por meio da Divisão de Projetos Sociais e Alternativas Penais, realizou, nesta terça-feira (03), na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR), um evento alusivo à campanha dos 16 Dias de Ativismo contra a violência doméstica.
A iniciativa tem a parceria do Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do RS (SJDH), que disponibilizou o Ônibus Lilás, onde ocorreram ações de prevenção e de combate à violência contra mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com a Polícia Civil e com o Juizado da Violência Doméstica.
A assistente social Kátia Leite, do DTP, disse que os apenados foram selecionados para entrar no ônibus , onde ouviram frases fictícias de atores proferindo palavras agressivas contra as mulheres. A ideia era oferecer momentos de percepção da angústia vivenciada por vítimas da violência.
O ônibus teve a parte interna revestida, para que o ambiente ficasse o mais escuro possível. O diretor da PEAR, José Giovani, afirmou que "estas ações contribuem para que o preso, envolvido em crime doméstico, reflita sobre sua conduta".
Após a atividade no ônibus, o detentos eram convidados a participar de uma roda de conversa sobre o tema, orientada pela psicóloga Pâmela Peixoto, da SJDH.
A campanha tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que pede ações globais para aumentar a conscientização, estimular os esforços de defesa e compartilhar conhecimentos e inovações. A campanha vai até o dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Imprensa Susepe
A campanha vai até o dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos
Foto de Divulgação Susepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário