segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Mobilização mundial pelo fim da violência de gênero em Charqueadas tem ações nesta quarta (07) e sexta-feira (09).


A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
 
Essa é uma mobilização que luta pela erradicação da violência  e pela garantia dos Direitos Humanos.
 
Aqui em nosso município, a exemplo do ano de 2015, novamente estamos engajados nessa importante campanha de enfrentamento à violência contra a Mulher. Em nossa caminhada como Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres – COMDIM - em defesa dos Direitos das mulheres, nos deparamos e percebemos a complexidade dos problemas existentes nos dias de hoje. São mulheres, meninas e jovens vítimas cotidianas da violência. Segundo levantamento atualizado da Delegacia de Polícia de Charqueadas, de março a outubro deste ano, o número de registros com medidas protetivas foram:
MARÇO
16
ABRIL
14
MAIO
15
JUNHO
09
JULHO
12
AGOSTO
14
SETEMBRO
11
OUTUBRO
17
 
 
Cabe lembrar, que inúmeros são os casos que não foram denunciados. Muitas mulheres ainda não sabem como fazer para receber a ajuda, outras por necessidade ou por medo, também se calam...  É necessário impulsionar processos de consolidação das políticas públicas e ampliar espaços de participação na sociedade como forma de construir cidadania plena. 
 
O COMDIM objetiva despertar a consciência e organização da  sociedade para que perceba o seu poder de enfrentamento  à violência.  No aspecto legal e jurídico houve um significativo avanço com a Lei Maria da Penha, e nosso município foi contemplado com a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, fazendo com que, já que é lei, é para valer e tem que ser respeitada.
Queremos e estamos contribuindo dentro das nossas possibilidades, a erradicação da violência doméstica da vida das mulheres do nosso município, Porém, o desafio continua sendo muito grande. Ainda é muito pouco a participação da sociedade e das próprias mulheres nas atividades proporcionadas gratuitamente para esse fim: conscientização, orientação e prevenção à violência contra a mulher.
 
Compreendemos que não se constrói uma sociedade mais justa, igual e fraterna sem a superação da opressão e das desigualdades sofridas pelas mulheres.  E para isso, temos que nos unir.
 
Nesses 16 Dias de Ativismo, buscaremos levar à todos, informações importantes sobre serviços e políticas públicas no atendimento à violência, em especial, o processo de construção da rede de proteção a Mulheres Vítimas de Violência. Ou seja, a quem uma mulher vítima de violência deverá recorrer inicialmente, em busca de ajuda. Nosso objetivo, é que cada vez mais as mulheres conheçam seus direitos, os mecanismos de enfrentamento à violência e os serviços que existem no município, estado e país. Para o COMDIM, viver sem violência, é direito de toda a Mulher.

“Todos nós unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher”!. Este é o nosso desejo e o nosso compromisso com as mulheres charqueadenses!
 
07 de dezembro
Sala Paulo Freire
Realização: COMDIM e AMT Charqueadas
14hs - Filme: As Sufragistas
Exposição de painéis: Sufragismo e o Sufragismo no
Brasil
 
09 de dezembro
Encerramento da Ação Global 16 Dias de Ativismo pelo
Fim da Violência contra a Mulher
Câmara de Vereadores
Realização: COMDIM
14hs – Abertura do Evento com momento Musical -
Sandra Mallman
14hs30min – Apresentação de vídeo com as atividades
realizadas durante os 16 Dias de Ativismo 2016
14h45min - Apresentação de uma Peça Teatral por
Alunos da E.E.E.F. Mineiro Nicácio Machado
15h:40 min - Considerações finais e agradecimentos
16hs – Apreciação da Exposição de materiais realizados
durante as atividades da Campanha dos 16 Dias de
Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário