segunda-feira, 14 de agosto de 2017


   SEGURANÇA INTEGRADA

SIM/RS é apresentado a municípios da Região Carbonífera

Por Bárbara Barros/SSP
                              
O secretário Cezar Schirmer, recebeu, na quarta-feira (09), representantes da Região Carbonífera do Estado. Na ocasião, o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS) foi apresentado aos municípios de Arroio dos Ratos, Triunfo, Charqueadas, São Jerônimo, Butiá, Minas do Leão, Barão do Triunfo e General Câmara.
A necessidade da cooperação e integração entre todas as esferas do poder público e sociedade civil organizada foi destacada pelo secretário Cezar Schirmer. "São os caminhos novos que precisamos pensar. Fica muito difícil para o município trabalhar sozinho, então precisamos somar um pouco de cada um para atuarmos na prevenção e no combate ao crime", explicou.

Estiveram presentes na reunião o tenente-coronel Adenir Brito, chefe da Divisão de Tecnologia e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública, e uma representante da deputada Liziane Bayer.

SIM/RS

O Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS), lançado em abril deste ano, estabelece obrigações mútuas entre o estado e os parceiros, como instituições vinculadas, secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil. A adesão ao sistema é feita de acordo com a estrutura disponível, sem a necessidade de criação de novas estruturas ou órgãos que onerem custos aos cofres públicos. Desde o lançamento, 70 municípios demonstraram interesse em aderir ao SIM/RS.

Esta adesão ao sistema não é padronizada, mas construída com base na estrutura disponível do Estado e do município ou instituição proponente, com o intuito de explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos. Entre as possibilidades estão a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnologias, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário