segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

ESPORTE E LAZER

Morador de Charqueadas é bicampeão brasileiro de Parajiu-Jitsu






































O soldado da Brigada Militar Emanuel Araújo venceu o Brazil National Pro de Parajiu-Jitsu nesse domingo (17), em Curitiba, no Paraná. O título garantiu vaga para o Mundial, que será disputado em abril. 
Este é o segundo título nacional do servidor que está há duas temporadas como líder do ranking na categoria. Araújo, que é bicampeão mundial na modalidade, agora defenderá o tricampeonato, o segundo competindo pela Federação dos Emirados Árabes Unidos.
A trajetória do servidor
Araújo entrou para a Brigada Militar em 2006, quando realizou o curso de formação pelo então Batalhão de Operações Especiais (hoje Batalhão de Polícia de Choque). O atleta é faixa-preta em Jiu-jitsu, modalidade que pratica desde 2007.
Morador de Charqueadas, ele sofreu em 2014 um grave acidente de trânsito em Porto Alegre quando voltava de um treinamento. Araújo foi atropelado por um ônibus e passou cerca de 30 dias na UTI. O servidor perdeu os movimentos do braço esquerdo e passou quase dois anos em recuperação.
Determinado, voltou a competir como paratleta em 2016, quando venceu seu primeiro título na modalidade. “Em novembro ganhei o primeiro título mundial. Em seguida conheci outra federação que realiza diversas competições pelo mundo, então competi em Florianópolis, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo conquistando a vaga para o Mundial nos Emirados Árabes em 2018”, lembra.
Araújo acumula mais de dez conquistas como atleta e paratleta de Jiu-jitsu.
Próximos desafios
Atualmente, o Policial Militar busca auxílio para financiar as despesas para competir no Mundial em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Entre custos com passagem e estadia, o servidor necessita de aproximadamente 13 mil reais. Para arrecadar os recursos, ele iniciou um financiamento coletivo no site Vakinha. Quem se interessar em contribuir pode acessar o link para o financiamento.



Texto: Lurdenir Matos/SSP
Edição: André Malinoski/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário