segunda-feira, 21 de novembro de 2016


BUTIÁ

FÁBRICA DE PELLETS VAI SE ESTABELECER NO MUNICÍPIO

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) recebeu a formalização de um investimento para a produção de pellets pela empresa Butiá Indústria e Comércio de Pellets Ltda. Localizada no município de Butiá, que integra o Corede Centro-Sul. O projeto industrial foi detalhado na Sala do Investidor pelo empreendedor André Luz, que investirá R$ 5.162.000,00 na unidade industrial dimensionada para produzir 36 mil toneladas/ano de pellets para exportação e destinados ao mercado interno.

O pellets é um combustível granulado fabricado a partir de diversos tipos de biomassa renovável. A matéria-prima para produzir pellets virá do eucalipto, proveniente de florestas cultivadas na Região Centro-Sul do estado. O novo empreendimento, quando entrar em operação, gera 12 empregos diretos e mais 60 indiretos. A importância da cadeia produtiva e do investimento que acrescenta valor à madeira produzida no Rio Grande do Sul foi destacada pela equipe técnica da Sdect.
A empresa, que atua com o nome fantasia de Butiá Wood Pellets, absorve também resíduos de madeireiras gaúchas em atividade. O mercado europeu, onde 37% da energia consumida é gerada a partir do carvão mineral busca substituir esta fonte, que gera impacto no efeito estufa, pela biomassa com elevado poder calorífico. O empresário destacou que no mercado interno está ocorrendo uma forte demanda por pellets para queima em lareiras residenciais, caldeiras residenciais, fornos de pizzarias e de padarias e em caldeiras industriais. 
 
O executivo adiantou que a empresa já dispõe do licenciamento ambiental fornecido pela prefeitura e recebeu informações detalhadas quanto ao programa DesenvolveRS, quanto ao tratamento tributário na aquisição de equipamentos importados ou fabricados no Rio Grande do Sul. Tomou conhecimento ainda sobre o enquadramento nos incentivos do Fundo Operação Empresa - Fundopem/RS e no Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul - Integrar/RS; e os relacionados com as linhas de financiamento operadas pelo BRDE, Badesul e Banrisul, que integram o Sistema de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul.
 
Texto: Ascom Sdect
Edição: Léa Aragon
Projeto industrial foi detalhado na Sala do Investidor pelo empreendedor André Luz, que investirá R$ 5.162.000,00 na unidade industrial - Foto: Divulgação Sdect




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário